O Presidente do Conselho Diretor (CD), após verificar a existência do quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval (CN), abriu a sessão, que aconteceu no modo híbrido, por videoconferência e presencial na Sede, com a participação de 25 conselheiros efetivos e 2 conselheiros vitalícios.
   Em seguida, prestou uma homenagem ao Contra-Almirante (Refº-IM) Luiz Antônio da Silva LIMA, que prestou serviços ao CN por quase 20 anos, como Diretor da Carteira Hipotecária e Imobiliária do Clube Naval (CHI), Diretor Financeiro e 2º Vice-Presidente, além de muito ter ajudado ao CD nos dois últimos anos, como conselheiro, com intervenções precisas, e solicitou que fosse observado um minuto de silêncio em sinal de pesar pelo seu falecimento.
   Depois, colocou em discussão a Ata da Sessão anterior, 22ª SOCD, e perguntou se havia alguma observação ou comentário sobre a referida ata e, não havendo manifestações, a considerou aprovada por unanimidade.
   O Conselheiro Haroldo apresentou a análise da Comissão de Finanças (ComFin) do CD dos valores da execução orçamentária da SEDE, do Departamento Esportivo do Clube Naval (DECN), do Departamento Náutico do Clube Naval (DNCN), da Caixa Beneficente do Clube Naval (CABENA), do Plano de Aquisição do Clube Naval (PACN) e CHI, apresentados ao CD pelo Conselho Fiscal (CF), referentes ao mês de fevereiro/2025. O Parecer nº 38 da ComFin propôs aprovar as contas de todos os setores do CN, tendo
sido aprovado por unanimidade.
   O Conselheiro Haroldo apresentou também os Pareceres nº 39 e 40 da ComFin, aprovados por unanimidade, favoráveis, respectivamente, ao aumento da mensalidade dos sócios do Corpo Social do CN (Sócios Efetivos, Temporários, Especiais e Guardas-Marinha), que não excede o limite estatutário de 5% do soldo de Segundo-Tenente, aprovado pela Diretoria, a partir de 01/05/2025, condicionado ao reajuste do soldo dos militares, previsto para ser implementado pela PAPEM na citada data, e às Alterações Orçamentárias (AltOrçs) nº 54 a 61, aprovadas pela Diretoria, relativas à suplementação orçamentária para fechamento do exercício financeiro 2024-2025.
  O Presidente do CD falou sobre o documento “Política de Aplicações Financeiras”, tramitando para análise do CF e do CD, detalhando a maneira como devem ser geridas as aplicações financeiras do Clube.
  O Conselheiro Palmer mencionou que uma das soluções para diminuir o impacto da perda de sócios e de arrecadação por parte da Sede é reduzir o número de sócios remidos, que alcançavam esta condição quando completavam 45 anos de associado, e que, na proposta de revisão do Estatuto, se não estivesse enganado, isso passaria para 50 anos.
  O Conselheiro Miccuci falou que: i) o Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) tem parcerias com outros Clubes, mas não com o DNCN, o que pode ser tentado na área da náutica, visando angariar mais receitas para o DNCN; ii) o DECN tem parceria com uma barraca no Posto 11 da praia do Leblon, sem custo, que dá direito ao sócio que apresentar sua carteirinha a usufruir de um guarda-sol, 2 cadeiras e uma mesa; e iii) tomou conhecimento que o CN irá realizar uma pesquisa de satisfação com os sócios e sugeriu que o resultado dessa pesquisa venha para conhecimento do CD para analisarmos e verificar no que poderemos contribuir, sugerindo que isso seja bastante divulgado, inclusive para as associações de turma, para que o máximo de sócios possam responder a pesquisa.
  Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a participação de todos, ressaltando o elevado quórum presencial, e deu por encerrada a presente Sessão.