Resumo da Ata da 16ª Sessão Ordinária - 26/09/2018

Presentes no Salão dos Conselheiros no 4º andar da Sede Social, 23 Conselheiros Efetivos e 03 Conselheiros Vitalícios que assinaram a Folha de Presença. O Presidente do Conselho Diretor abriu a Sessão e determinou ao Segundo Secretário que fizesse a leitura da Ata da 15ª SOCD, que foi aprovada por unanimidade.

Posse de Conselheiro:

O Presidente deu posse ao VAlte Carlos Frederico Carneiro PRIMO como Conselheiro Efetivo, que foi saudado com uma salva de palmas pelos presentes.

Passando à Ordem do Dia, o Presidente do CD convidou o Conselheiro NIGRO, para fazer a exposição do Parecer da Comissão de Finanças. O Conselheiro fez sua apresentação por meio de gráficos e tabelas, mostrando os valores da execução orçamentária da SEDE, DECN, DNCN, CABENA, PACN e CHI, referente ao mês de junho de 2018. Ao término apresentou o Parecer nº 020/2018, nos seguintes termos:

“A Comissão de Finanças do Conselho Diretor, com base nos valores e termos da Ata 14 do Conselho Fiscal, na posição dos respectivos índices de solvência e de liquidez corrente, e por considerar muito bom o resultado financeiro – disponibilidades acumuladas - no conjunto do Clube Naval, concorda com a decisão do Conselho Fiscal e propõe a aprovação, sem ressalvas, das contas relativas ao período encerrado em 30 de junho de 2018 da SEDE, da CHI, do PACN, do DECN, do DNCN e da CABENA, conforme preceitua o inciso IV do Art. 67 do Estatuto do Clube Naval”.

O Presidente colocou o Parecer em votação, que foi aprovado por unanimidade.

A seguir o Presidente solicitou ao Conselheiro NIGRO que apresentasse o Parecer da Comissão de Finanças, referente ao mês de julho de 2018.

Após sua explanação, o Conselheiro, apresentou o Parecer nº 021/2018, nos seguintes termos:

“A Comissão de Finanças do Conselho Diretor, com base nos valores e termos da Ata 15 do Conselho Fiscal, na posição dos respectivos índices de solvência e de liquidez corrente, e por considerar muito bom o resultado financeiro – disponibilidades acumuladas - no conjunto do Clube Naval, concorda com a decisão do Conselho Fiscal e propõe a aprovação, sem ressalvas, das contas relativas ao período encerrado em 31 de julho de 2018 da SEDE, da CHI, do PACN, do DECN, do DNCN e da CABENA, conforme preceitua o inciso IV do Art. 67 do Estatuto do Clube Naval”.

O Presidente colocou o tema em discussão e, não havendo quem se manifestasse, o Parecer foi aprovado por unanimidade.  

A seguir o Presidente, em acordo com o Estatuto, indagou dos Conselheiros se alguém tinha uma sugestão para substituição do Conselheiro Sergio de Almeida PADILHA, recentemente falecido, para o cargo de 1º Secretário.

O Conselheiro Vitalício FERNANDO, solicitou a palavra, sugerindo o nome do Conselheiro WEGMANN, que aceitou a indicação. O Presidente colocou a sugestão do Conselheiro FERNANDO em votação, sendo aprovada por unanimidade.

Em seguida o Presidente participou aos presentes, que devido a problemas de saúde do Assessor do Diretor da CHI, foi necessário a contratação urgente de um substituto para o cargo. Para tanto, o Presidente do Clube solicitou a ratificação do Conselho para contratação do CMG (RM1-IM) José Costa da Silva, para o referido cargo.

A contratação foi ratificada por unanimidade.

O Presidente participou ainda, que o Presidente do Clube Naval, com base no Artigo 132 do Estatuto do Clube, nomeou os membros da Comissão de Eleição, conforme abaixo:

Alte Esq (Ref) Fernando Eduardo Studart Wiemer    Presidente

Sandra Maria Gonçalves Pereira                               Secretária Eleitoral

CMG (RM1-T) Tito Lívio Correa Sodré                       Administrador do SVE

Carlos Henrique Medeiros Viola                                 Mesário – Chefe

CMG (RM1) Carlos Eduardo de Almeida Silva          Secretário de Fiscalização

Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos, em especial dos Conselheiros Vitalícios, e deu por encerrada a presente Sessão.

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2018.