Resumo da Ata da 15ª Sessão Ordinária - 29/08/2018

Presentes no Salão dos Conselheiros no 4º andar da Sede Social, 30 Conselheiros Efetivos e 04 Conselheiros Vitalícios que assinaram a Folha de Presença. O Presidente do Conselho Diretor abriu a Sessão e determinou ao Segundo Secretário que fizesse a leitura da Ata da 14ª SOCD, que foi aprovada por unanimidade.

Passando à Ordem do Dia, O Presidente do CD solicitou ao Secretário que convidasse o Presidente do Clube Naval, Rui da Fonseca Elia, a adentrar ao Salão dos Conselheiros, para apresentação de seu Relatório Anual. Com a palavra, o Presidente iniciou comunicando o falecimento do 1° Secretário, Sergio de Almeida Padilha, apresentando pêsames em nome dos associados do CN que ele representa e participando que o CN enviaria uma coroa de flores. Prosseguindo, apresentou seu Relatório Anual, revelando, por meio de slides, alguns pontos de relevância. Descriminou o número dos 49538 associados efetivos, dependentes, temporários etc. Enfatizou que o Clube Naval é um Clube que com laços fortes com a Marinha do Brasil, tanto que seus Sócios Efetivos somente podem ser Oficiais de Marinha da ativa, da reserva ou reformados. Sobre as atividades sociais da Sede citou: os diversos bailes realizados – Netuno e Tritão – congregando a jovem oficialidade; as atividades da Semana da Pátria da qual participou o Coro da Rocinha; os almoços de Praça d`Armas, com a Esquadra, com Intendentes, Fuzileiros Navais e Engenheiros; e a realização do Salão do Mar com exposição de pinturas com motivo náutico. Sobre o DECN destacou: sua boa administração; a realização das festas juninas, bailes de carnaval e de réveillon; as colônias de férias as obras e melhorias realizadas, em especial a reforma do bar da piscina. Acerca do DNCN argumentou sobre suas dificuldades financeiras, exigindo aportes da Sede e do DECN. Citou a característica do Charitas concernente às atividades náutica, com mais de 500 barcos, permitindo uma saída para o mar, realizando regatas como o Circuito Oceânico e a Regata Tamandaré. Abordou a área de informática, em constante modernização, permitindo maior eficiência nas comunicações internas e interdepartamentais, além de redução de recursos humanos. Explicitou os contratos da adoção do sistema Programa Especial de Regularização Transitória (PERT) entre a Carteira Hipotecária e a Caixa Econômica Federal (CEF), permitindo redução da dívida e garantindo uma capacidade de poupança e excesso de garantia financeira. Finda a apresentação foi colocado em discussão. Manifestou-se o Conselheiro SERGIO informando sua dificuldade de entender a CHI. Também sugeriu a redução das mensalidades de filhos de sócios. O Presidente ELIA respondeu que não é cobrado mensalidade referente a filhos de sócio menores de 10 anos. Mas estudaria a proposta. O Presidente do CD, então, solicitou que o Conselheiro SERGIO apresentasse sua sugestão por escrito para ser levada à diretoria do CN. Em seguida foi colocado em votação e o Relatório Anual foi aprovado por unanimidade.

Continuando com Ordem do Dia, o Presidente concedeu a palavra ao Presidente do Conselho Fiscal, Comte. Haroldo Rodrigues da Cunha Fonseca, que apresentou, por intermédio de slides, o Parecer da Tomada de Contas do Exercício Financeiro de junho 2017 a maio de 2018. O Comte. Haroldo ressaltou a facilitação de sua apresentação tendo em vista a exposição anteriormente feita pelo Presidente do CN. Prosseguindo, detalhou o orçamento em termos globais com receita de R$ 81.205.111,00 e uma despesa realizada de R$ 70.346.118,00. Sintetizou que o Clube Naval está em condições de honrar seus compromissos financeiros de curto e longo prazo.

Em seu Parecer sugeriu ao DECN: que fosse contratada uma auditoria externa; uma rígida fiscalização dos contratos de concessionárias; e continuar com o plano de racionalização de pessoal. Para todas as unidades do CN recomendou providências para que as Alterações Orçamentárias (AltOrç) de complementação ou cancelamento fossem apresentadas em tempo hábil para análise do Conselho Fiscal e do Conselho Diretor, permitindo sua regular efetivação.

Ao término, o Presidente do CD colocou em discussão o supracitado Parecer do Conselho Fiscal sobre a Tomada de Contas.  

Não havendo manifestação, o Parecer do Conselho Fiscal foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.

O Presidente informou ao plenário que tomou conhecimento, da mudança de endereço do Departamento Náutico do Clube Naval para: Av. Carlos Ermelindo Marins, 3.100 – Jurujuba – Niterói – RJ. Essa alteração de endereço foi causada única e exclusivamente, por alterações na nomenclatura urbanística da cidade de Niterói e de numeração da Av. Carlos Ermelindo Martins. O Departamento Náutico do Clube Naval continua localizado no mesmo local. O Presidente do CD deverá sugerir ao Exmo. Sr. Presidente do CN que tome as providências para atualizar as publicações internas do CN logo que possível.

A seguir, solicitou que o Conselho homenageasse, com um minuto de silêncio, o falecido 1° Secretário, Sergio de Almeida Padilha. Decorrido o minuto de silêncio, notificou que na próxima SOCD deverá ser escolhido um substituto para o saudoso Secretário.

Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a presença dos Conselheiros, e deu por encerrada a presente Sessão.

 

Rio de Janeiro, 29 de agosto de 2018.