Concurso Literário - Prêmio CMG Nelio Ronchini Lima 2018

Círculo Literário do Clube Naval
Concurso Literário- Prêmio CMG Nelio Ronchini Lima- 2018

Introdução
Com o propósito de incentivar a atividade literária no âmbito do Clube Naval e prover mais um meio de divulgação de textos em prosa e verso produzidos pelos sócios e convidados, o Diretor Cultural CF (Ref-IM) Osmar Boavista da Cunha Júnior, declara abertas as inscrições para o Concurso Literário – Prêmio CMG Nelio Ronchini Lima-2018.

O Regulamento do Concurso, apresentado a seguir, com os temas definidos para cada uma das modalidades, foi elaborado pela Comissão Organizadora, a saber:

- Assessor Cultural, CMG (RM1-T) Adão Chagas de Rezende;e

- Coordenador do Círculo Literário, CF(Refº) Gilberto Rodrigues Machado.

REGULAMENTO

1- Participantes, Modalidades e Normas de Edição
1.1- Poderão participar do Concurso.
a) Os (as) sócios (as) do Clube Naval, de quaisquer categorias, maiores de 18 (dezoito) anos, que comprovem estar em dia com suas mensalidades, não estejam cumprindo punições disciplinares e não exerçam quaisquer cargos de direção ou administrativos na Sede Social e nos Departamentos / CHI / CABENA / PACN.
b) Os sócios efetivos dos Clubes Militar e da Aeronáutica; e
c) Outros (as) cidadãos (ãs), brasileiros (as) natos (as) ou naturalizados (as), não associados dos Clube Naval, Militar e da Aeronáutica, desde que se encontrem em pleno gozo de seus direitos civis e sejam formalmente propostos por um (a) sócio (a) efetivo (a) do Clube Naval, que se responsabilizará pelo (a)(s) mesmo (a)(s).

1.2- Não poderão participar do Concurso os funcionários do Clube Naval, de quaisquer níveis e Sedes / Departamentos.

1.3- O Concurso contemplará três Modalidades: Conto, Crônica e Poesia.

1.4- Não se poderá utilizar a internet ou fax para o envio de trabalhos. Estes deverão ser entregue em mãos, em envelope lacrado, ou ser enviado pelos Correios para: Concurso Literário – Prêmio CMG Nelio Ronchini Lima-2018 – Clube Naval – Departamento Cultural- Av. Rio Branco,180 – Rio de Janeiro- Centro- RJ- CEP: 20040-003.
Contatos: CMG Chagas – 2112-2437 / Srta. Bianca – 2112-2435 / circuloliterario@cnsocial.org.br

1.5- Caso o Participante opte pelo envio de seus trabalhos pelos Correios, deverá assegurar-se de que, no envelope maior, postado na ECT, constem, no remetente, apenas seus pseudônimo e endereço, de forma a evitar sua identificação prematura.

1.6- No interior do envelope, o autor deverá inserir:
a) Três cópias de seu trabalho, digitadas no aplicativo Word, em papel A4, fonte Arial corpo 12, espaço entre linhas 1,5, quatro margens (superior, inferior, direita e esquerda) de 2,5 cm, cabeçalho e rodapé de 1,5 cm, layout superior, alinhamento justificado sem recuo de primeira linha, páginas numeradas em algarismos simples, fonte Arial 10, negrito, no canto direito do cabeçalho, caso o autor se inscreva em mais de uma modalidade, deverá utilizar envelopes diferente para cada uma delas;
b) O pseudônimo adotado pelo autor deverá ser inserido no canto direito do rodapé, de forma a aparecer em todas as páginas; nenhuma outra marca de identificação deverá ser inserida, sob pena de eliminação do trabalho;
c) Um envelope menor, lacrado, contendo no sobrescrito apenas o pseudônimo do autor e o nome do trabalho, e, no interior, os dados de identificação, também digitados em uma folha de papel A4 com as mesmas regras citadas acima: nome completo, identidade (RG, órgão emissor, UF e data). CPF, endereço completo (logradouro, nº, complemento, bairro, cidade, UF, país de origem), telefones com DDD, e-mail.
1.7- Os participantes poderão se inscrever com, no máximo, um trabalho em cada uma das Modalidades.

1.8- Sobre as Modalidades Conto e Crônica.
a) Os contos e as crônicas deverão ter no máximo cinco (05) páginas, formatadas de acordo com as instruções do subitem 1.6 alínea a).
b) Os temas serão livres, devendo os participantes, entretanto, evitar assuntos de natureza polêmica, como, dentre outros, ideologias, confrontações políticas e de religião. Abordagens teóricas ou filosóficas de política e religião, assim como erotismo sutil, serão admitidos, mas não ofensas gratuitas a pessoas físicas e instituições de quaisquer naturezas, preconceitos, pornografia e linguajar chulo. Os responsáveis pelo Concurso reservam- se o direito de eliminar trabalhos que, em seu entender, se choquem com os princípios tradicionalmente cultivados pela Família Naval.
c) Os trabalhos devem ser redigidos na norma culta da língua portuguesa e primar pela correção gramatical. Todavia, será admitido o uso de linguagem coloquial, regionalismos, ou falares não admitidos pela normal culta, desde que entre aspas, quando os temas assim o exigirem.

1.9- Sobre a Modalidade Poesia
Os participantes que se inscreverem na Modalidade Poesia poderão se utilizar de suas concepções individuais sobre composição poética, sem se aterem a regras rígidas de versificação, entretanto, deverão observar as mesmas normas de edição dos trabalhos em prosa, enumeradas no subitem 1.6 a). As poesias deverão estar contidas em três (03) páginas, no máximo, aplicando-se a elas as mesmas prescrições das alíneas b) e c) do subitem 1.8. Todavia, em prol da criatividade autoral, admitir-se-á o uso de outras fontes além da Arial, bem como de tamanhos (corpos) diferentes do 12, preservando a legibilidade quando a intenção do autor for conferir a sua obra aspectos visuais diferenciados de cunho artístico.

2. Comissão Julgadora
A Comissão Julgadora será composta por três integrantes convidados do Círculo Literário do Clube Naval e pelo Coordenador do mesmo. Contra suas decisões não caberão recursos de quaisquer tipos.

3. Premiação
Os três primeiros colocados em cada Modalidade serão premiados com medalhas de ouro (1ºlugar), prata (2ºlugar) e bronze (3ºlugar) acompanhadas dos respectivos diplomas. A comissão organizadora poderá fazer Menções Honrosas, caso assim considere necessário. Nenhum trabalho, premiado ou não, será devolvido aos autores.

4. Antologia
O Círculo Literário, na dependência de autorização da Diretoria do Clube Naval, poderá publicar uma Antologia com os trabalhos premiados e outros que a Comissão Julgadora considerar merecedores dessa divulgação, até o limite de 10 (dez) trabalhos de cada Modalidade. O lançamento da Antologia, se autorizado, ocorrerá no final do ano, em data a ser oportunamente marcada e difundida.

5. Cessão de Direitos Autorais
Ao se inscreverem no Concurso, todos os participantes concedem automaticamente permissão para que suas obras inscritas sejam publicadas na Antologia citada e/ou nos periódicos do Clube Naval (Revista e Mare Nostrum), sem quaisquer ônus.

6. Recebimento das inscrições:
Os trabalhos poderão ser entregues pessoalmente a partir de 05 de maio de 2018, até 29 de agosto de 2018, salvo entre os dias 08 e 13 de junho, quando o Clube estará fechado para sócios e público em geral. Para os trabalhos enviados pelos Correios, valerá a de postagem, até o limite de 28/08/2018.

7. Divulgação de resultados e cerimônia de premiação
A divulgação dos resultados do Concurso será feita no site do Clube (www.clubenaval.org.br) e em sua página no Facebook (Clube Naval Sede Social) na 2ª ou 3ª semana de setembro de 2018. Os vencedores serão informados por e-mail, telegrama ou telefone. A cerimônia de premiação será realizada na Sede Social do Clube Naval (Av.Rio Branco, 180, Centro, Rio de Janeiro, RJ), na 3ª semana de outubro, em data a ser decidida pela Diretoria, que será amplamente divulgada.

8. Diversos
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora do Concurso, nomeada na introdução deste Regulamento.