Vídeos das Palestras

PAINEL: IoT - INTERNET DAS COISAS" 

Foi realizado no dia 27 de novembro, no Salão dos Conselheiros (4º andar) da Sede Social do Clube Naval, o Painel: IoT_ INTERNET DAS COISAS: Perspectivas e Desafios no Brasil, sob coordenação do Grupo CTEM (Grupo de Interesse em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) do Departamento Cultural do Clube Naval. O evento reuniu autoridades, especialistas, professores, alunos, pesquisadores, oficiais e público em geral, para discutir aspectos estratégicos, regulatórios, tecnologias e   protocolos padrões, aplicações nas áreas de defesa e agroindústria, projetos de desenvolvimento/inovação em IoT no Brasil, seguido de debates.

APRESENTAÇÃO:

 

 

PALESTRA 1:

 

 

PALESTRA 2:

 

 

PALESTRA 3:

 

 

DEBATES:

 

 

 

PAINEL: BANDA LARGA VIA SATÉLITE" 

Foi realizado no dia 23 de outubro, no Salão dos Conselheiros (4º andar) da Sede Social do Clube Naval, o Painel: Banda Larga via Satélite sob coordenação do Grupo CTEM (Grupo de Interesse em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e com o apoio da Sindisat. O evento contou com a participação do moderador do painel Comte José Leite Pereira Filho, PhD, ex-Conselheiro da Anatel e professor da UNB e com algumas palestra proferidas pelos representantes das empresas Hughes, SES e Yahsat.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Energia Solar: Situação Atual e Novos Paradigmas" 

Foi realizado no dia 25 de setembro na Sede Social do Clube Naval a palestra Energia Solar no Brasil: Situação Atual e Novos Paradigmas. A coordenação da palestra foi feita pelo Grupo de Interesse em Ciência Tecnologia Engenharia e Matemática (CTEM) com o palestrante PhD Professor Doutor Rodrigo Flora Calili. 

 

 

 

Segurança da urna/ Segurança da Informação Digital"

No dia 04 de setembro de 2018, na Sede Social, foi realizado o Painel sob coordenação do Grupo CTEM (Grupo de Interesse em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática) sobre Segurança da urna e Segurança da Informação Digital. Além disso, o evento contou com a participação do Prof. Marcos Rayamma, procurador da justiça do Rio de Janeiro, convidado para ser o moderador do Painel. Além disso, o evento constou de duas palestras proferidas pelo Comte Paulo Sergio Pagliusi e pelo Comte Fabio Bittencourt Quirino; seguiu-se uma Fase de Debates.

 

 

 

 

 

 

 

Sesão Solene da Semana da Pátria"

A Sessão Solene da Semana da Pátria, realizada dia 05 de setembro de 2018, na Sede Social, foi composta de três partes: a) alocução em homenagem à Independência do Brasil; b) entrega de Título de Sócio Benemérito ao Comandante Ney Dantas; e apresentação do Coro Infanto-Juvenil da Escola de Música da Rocinha.

 
Durante a exposição do Prof. Dr. Gustavo Heck foi observado o grande entusiasmo com que ele tratou o tema da “ConsoIidação da Inpendência do Brasil”, a riqueza do conteúdo de sua palestra e o domínio das técnicas de oratória, o que fez com que ele cativasse inteiramente a platéia. Nas conclusões, trouxe a narrativa para os dias turbulentos de hoje, ressaltando a necessidade imperiosa de mudanças dos rumos do governo do nosso Brasil.  Ao final, destacou, com propriedade, que cabe a nós, eleitores, sermos os agentes dessas mudanças. 

 

 

 

 

 

 

 

Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico, o Novo Capitânia da Esquadra"

No dia 19 de julho de 2018, foi realizado, na Sede Social do Clube Naval, o Painel intitulado “Porta- Helicópteros Multipropósito Atlântico, o Novo Capitânia da Esquadra”O evento constou de duas palestras proferidas pelo CAlte Alexandre Rabello de Faria, Comandante da Força de Superfície, e pelo CAlte Denilson Medeiros Noga, Comandante da Força Aeronaval; seguiu-se uma Fase de Debates. No desenrolar do evento, foram apresentadas as principais características do PHM-140 e enfatizados os possíveis empregos do navio. 

Os dois almirantes convidados enfocaram o assunto de forma extremamente profissional, despertando grande interesse da plateia.

 

 

 

 

 

 

Programa de Construção de Submarinos e Programa Nuclear da Marinha"

 No dia 19 de junho 2018, foi realizado, no Clube Naval, a palestra  "O Programa de Desenvolvimento de Submarinos" e  “O Programa Nuclear da Marinha” proferida pelo Alte Esq Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Júnior, Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.                                                   

A exposição despertou grande interesse e foi muito aplaudida pelas pessoas que compareceram ao evento. A fase de debates também atendeu plenamente as expectativas. 

Assista a seguir aos vídeos: 

 

 

 

 

 

“A Problemática Amazônica"

No dia 09 de agosto de 2018, foi realizado, no Clube Naval, a palestra “A Problemática Amazônica”, proferida pelo General de Exército (Ref) Luiz Gonzaga Schroeder Lessa.
O palestrante exerceu importantes cargos no Exército brasileiro, no exterior e no meio civil, cabendo destacar o Comando Militar da Amazônia e a Presidência do Clube Militar.
A exposição despertou grande interesse e foi muito aplaudida pelas pessoas que compareceram ao evento. A fase de debates também atendeu plenamente às expectativas.

Assista a seguir aos vídeos:                                              

 

 

 

 

 

“A Crise Moral e Ética no Brasil”

No dia 22 de março de 2018, foi realizado, no Clube Naval, o Painel “A Crise Moral e Ética no Brasil”. O evento constou de duas palestras proferidas pelo CMG (Ref-FN) Paulo Roberto Ribeiro da Silva e  pelo Prof. Dr. Paulo Milani Guimarães. Seguiu-se uma Fase de Debates.
Os dois convidados são profundos conhecedores do tema e enfocaram o assunto de forma brilhante, despertando vivo interesse das pessoas presentes no evento.

Assista a seguir aos vídeos:

 

 

 

 

 

 

 

“Garantia da Lei e da Ordem (GLO): aspectos jurídicos e militares”

No dia 17 de abril de 2018, foi realizado, no Clube Naval, o Painel “Garantia da Lei e da Ordem (GLO): aspectos jurídicos e militares”, composto por duas palestras e um período de debates.
O Painel contou com a participação do V Alte (Ref) Rui da Fonseca Elia, estudioso do tema sob o ângulo constitucional e do C Alte (FN) Carlos Chagas, que possui destacada vivência no emprego das tropas de fuzileiros navais no Haiti e no Rio de Janeiro. O foco principal das apresentações foi “destacar aspectos controversos do embasamento constitucional e divulgar as lições aprendidas pelos oficiais e praças fuzileiros navais nas operações já realizadas.”

Assista a seguir aos vídeos: