Sobre o Clube Naval

O Clube Naval foi fundado em 12 de abril de 1884, pelo então Capitão-de-Fragata Luiz Philippe de Saldanha da Gama, o qual viria a ser o vulto de estatura nacional que todos conhecem. Ao longo da sua História, o Clube Naval foi parte ativa em relevantes episódios, tanto do ocaso do Império como em muitos outros ocorridos na época da República.

A Sede Social, dependência mais antiga do Clube, funcionou em diversos pontos no Centro do Rio de Janeiro, antes de ser instalada definitivamente na esquina da Avenida Rio Branco com Avenida Almirante Barroso, em prédio erigido especialmente com tal finalidade.

Foi inaugurada no ano de 1910, e compõe, juntamente com o Teatro Municipal, antigo Supremo Tribunal Federal, Museu Nacional de Belas Artes e Biblioteca Nacional, o principal núcleo cultural da cidade.

Nos anos de 1940 e 1983, foram inauguradas, respectivamente, as Sedes Esportiva (Piraquê), na Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul do Rio de Janeiro, e Náutica, no bairro de Charitas, na simpática vizinha cidade de Niterói.

O Clube Naval é uma associação de utilidade pública, sem fins lucrativos, com personalidade distinta das dos sócios que a compõem e se regerá pelo citado Estatuto e pela legislação em vigor.   
Se você gosta de esportes náuticos e terrestres, é apreciador de atividades culturais, ligadas à literatura, artes plásticas, música, xadrez, modelismo, história, estudos políticos e estratégicos, simpósios, conferências e outros assuntos de interesse naval, marítimos em geral ou de amplitude nacional, ou se interessa pelo simples convívio social, por certo encontrará no Clube Naval agradável ambiente e muitas informações valiosas.

A Sede Social situada no centro cultural da cidade do Rio de Janeiro, ou seja, na Av. Rio Branco 180, Centro - Rio de janeiro RJ,  está aberta nos dias úteis, das 11h às 21h, exceto quando da realização de eventos que, por sua natureza especial, necessitam eventuais alterações desse horário.