48º Salão de Belas Artes

1 – DO PROPÓSITO: incentivar as artes plásticas, divulgando diferentes talentos artísticos, acadêmicos ou contemporâneos e promovendo o intercâmbio cultural entre artistas civis e militares, de todo o território nacional.

2  – DA COMISSÃO ORGANIZADORA: a Comissão Organizadora do 48º Salão de Belas Artes será presidida pelo Diretor Cultural e integrada por assessores, especialmente designados para este evento.

3 – DOS PARTICIPANTES E RESPECTIVOS TRABALHOS:

3.1 – O 48º Salão de Belas Artes está aberto aos artistas plásticos de todo o país, sócios ou não do Clube Naval.

3.2 – O salão, com temática livre, para todas as tendências artísticas, será composto por duas modalidades: Pintura, com emprego de óleo, acrílico, aquarela, pastel, crayon e guache; e Escultura, em bronze, petit bronze, mármore, pó de mármore, argila e papier marché. Outras tecnologias não citadas aqui poderão se admitidas, desde que oficialmente reconhecidas no meio artístico.

3.3 – Cada artista poderá apresentar até duas obras dentro da modalidade escolhida, satisfazendo às seguintes condições, além das previstas em DISPOSIÇÕES GERAIS:

a) As pinturas não deverão ultrapassar a medidas de 0,80m x 1,00m, com ou sem moldura.

b) As obras sem moldura deverão ter acabamento próprio, para serem expostas.

c) Todas as obras deverão estar em condições de serem penduradas, preferencialmente com fio de arame.

d) As esculturas ou peças não poderão ser do tipo miniatura, com tamanho inferior a 15cm, nem ultrapassar a medida de 0,80m, em quaisquer das suas dimensões. Deverão também dispor de base para seu apoio.

4 – DA INSCRIÇÃO E DEMAIS PROVIDÊNCIAS:

4.1 – A inscrição, junto à entrega de obras, será feita no período de 31 de julho a 11 de agosto de 2017, das 14:00 às 18:00h, no Clube Naval, na Av. Rio Branco, 180 – 3º andar (Salão Vermelho).

4.2 – No ato da inscrição, o participante ou seu preposto prestará todas as informações constantes da “Ficha de Inscrição” (Dados pessoais e da obra).

4.3 – Toda obra apresentada deverá ter o seu valor pecuniário expresso na Ficha de Inscrição.

4.4 – Quaisquer obras declaradas como acervo não poderão ser inscritas.

4.5 – No ato da inscrição, será recolhida à Tesouraria do Clube, situada no 2º andar, a Taxa de Inscrição, no valor de R$ 90.00 (noventa reais), para cada ficha de inscrição, que pode contemplar até 2 obras por modalidade.

4.6 – Os sócios efetivos e seus dependentes estão isentos da taxa de inscrição.

4.7 – Para não sócios, a inscrição no 48º Salão de Belas Artes só estará consumada após a efetivação do recolhimento da referida Taxa de Inscrição, o que representará a concordância tácita do participante com o inteiro teor do que é estabelecido neste Regulamento.

4.8 – A inscrição de artistas de outras cidades e Estados poderá ser feita mediante o envio da(s) obra(s) para o Clube Naval, com recebimento até o dia 11/08/2017, acompanhada(s) de cheque nominal ao Clube Naval, para o pagamento da taxa de inscrição, e das seguintes informações: nome completo, endereço, telefone e CPF do artista, identificação da obra e seu valor pecuniário.

4.9 – Para cada modalidade, pintura ou escultura, caberá uma inscrição, e, consequentemente, o recolhimento da respectiva taxa.

5 – DA ENTREGA DAS OBRAS:

5.1 – Na entrega deverão estar fixadas nas obras as etiquetas fornecidas no ato da inscrição, devidamente preenchidas pelo(a) funcionário(a) do Clube que as receber e conferidas pelo artista ou preposto.

6 – DA SELEÇÃO E JULGAMENTO:

6.1 – A Seleção e o Julgamento das obras serão de responsabilidade exclusiva de uma Comissão Julgadora, presidida pelo Diretor Cultural e composta por seis (6) outros membros especialmente convidados pelo Presidente do Clube, entre pessoas identificadas com o panorama artístico brasileiro. Essa Comissão será assessorada pela Comissão Organizadora na aplicação deste Regulamento e nas demais questões que se fizerem necessárias.

6.2 – A Seleção e o Julgamento das obras serão feitos pela Comissão Julgadora, em sessão única reservada,  às 14:00h do dia 23/08/2017.

6.3 – Desse evento será lavrada uma Ata, pelo Departamento Cultural, contendo todas as decisões tomadas pela Comissão Julgadora, e, se for o caso, com as observações da Comissão Organizadora.

6.4 – Na Seleção serão considerados parâmetros objetivos de verificação de conformidade da obra inscrita com o disposto neste Regulamento, e parâmetros técnicos e artísticos, a critério da Comissão Julgadora.

6.5 – Não serão selecionadas obras que apresentem as seguintes irregularidades:

a)  cópia de outras obras apresentadas, mesmo que sejam reproduções executadas por diferentes processos ou as chamadas “releituras”;

b)  obras sem assinatura, ou sem condições de serem penduradas ou expostas;

c) obras com danos materiais na tela ou na moldura, sem condição de exibição;

d) obras confeccionadas com apoio explícito de computação gráfica e outros recursos que se utilizem de processos fotográficos em geral;

e) obras definidas e identificadas como artesanato ou instalação;

f) obras confeccionadas anteriormente a 2014;

g) obras expostas em outros Salões do Clube Naval; e

h) outros casos: a critério da Comissão Julgadora.

6.6 – O número máximo de obras que poderão ser selecionadas para a exposição terá relação com a disponibilidade de espaço nos salões.

6.7 – Não haverá restituição da TAXA de Inscrição de artista cuja obra não tenha sido selecionada.

7 – DA RETIRADA DAS OBRAS:

7.1 – OBRAS NÃO SELECIONADAS: A retirada de obras não selecionadas deverá ocorrer antes da inauguração do salão, sendo de inteira responsabilidade do artista, dentro do prazo estabelecido. Os artistas serão informados sobre a não seleção por meio de telefone ou e-mail, constantes na Ficha de Inscrição, sendo, pois, necessário estarem disponíveis para contato nos dias 23, 24 e 25 de agosto de 2017. A retirada deverá ser efetuada, impreterivelmente, nos dias 24 e 25/08/2017.

7.2 – OBRAS SELECIONADAS: As obras selecionadas deverão ser retiradas no período de 13 a 17 de outubro de 2017, após o último dia da exposição, no horário de 14:00 às 18:00 horas, no 3º andar.

7.3 – OBRAS DE OUTRAS CIDADES E ESTADOS: A retirada de obras de outras cidades e Estados será de inteira responsabilidade do artista expositor, devendo o mesmo providenciá-la, por meios próprios, dentro dos prazos estabelecidos neste Regulamento para a retirada das obras.

7.4 – Qualquer obra só poderá ser retirada mediante a apresentação do respectivo recibo de inscrição.

7.5 – As obras não retiradas até 90 dias após as datas estabelecidas nos subitens 7.1 e 7.2 serão destinadas a doação pelo Clube Naval.

8 – DA PREMIAÇÃO

8.1 – A premiação das obras será por modalidade, pintura e escultura. Serão atribuídos os seguintes prêmios:

          a – UMA MEDALHA DE OURO;

          b – DUAS MEDALHAS DE PRATA; e

          c – TRÊS MEDALHAS DE BRONZE.

8.2 – A critério da Comissão Julgadora, poderão ser concedidos até oito (8) títulos de Menção Honrosa e até três (3) títulos de “Hors Concours”, para distinguir tradicionais participantes do Salão de Belas Artes que já tenham conquistado suas principais premiações.

8.3 – Com o propósito de incentivar a participação de artistas já premiados em edições passadas dos Salões de Belas Artes, fica estabelecido que aqueles que foram laureados até o ano de 2012, inclusive, poderão voltar a concorrer às premiações previstas nos itens 8.1 e 8.2. Esta disposição não se aplica ao Prêmio Aquisição estabelecido no item 8.5.

8.4 – Qualquer prêmio ou menção aqui estabelecido só será conferido quando houver trabalho que a ele faça jus, não estando, portanto, a Comissão Julgadora obrigada a distribuir todos os prêmios e menções previstos.

8.5 – O PRÊMIO AQUISIÇÃO, no valor líquido de R$2.000,00 (dois mil reais), consistirá na compra, pelo Clube Naval, da obra selecionada, levando em conta sua qualidade, pelo valor acima declarado.

8.6 – Na atribuição do PRÊMIO AQUISIÇÃO será considerado, além do disposto no item 8.5, o fato de o artista nunca tê-lo recebido em quaisquer dos Salões do Clube Naval.

8.7 – Eventualmente poderão ser concedidos prêmios extraordinários, devidamente autorizados pelo Diretor Cultural.

8.8 – A cada artista só poderá ser conferido um prêmio.

9 – DO “VERNISSAGE”

9.1 – A inauguração do Salão será realizada no dia 20/09/2017, às 18:00 horas, no 4º andar da Sede Social do Clube Naval, com a entrega dos prêmios e certificados aos artistas premiados, convidados e membros do júri, seguindo-se um coquetel com a abertura oficial do Salão de Exposições, no Salão Nobre, no 3º andar.

9.2 – Todos os demais artistas selecionados receberão os Certificados de Participação, que serão entregues por ocasião da retirada de suas obras.

9.3 – A Exposição estará aberta ao público de 21/09 a 11/10/2017 (exceto sábados e domingos), das 14:00 às 18:00 horas.

10 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

10.1 – Não será permitida a exposição de histórico das respectivas obras.

10.2 – As obras expostas não poderão ser retiradas antes do término da exposição, mesmo que sejam vendidas.

10.3 – A arrumação e a disposição das obras no Salão são de inteira e exclusiva responsabilidade da Comissão Organizadora.

10.4 – Não será permitida a entrada de pessoas trajando bermudas, camiseta e chinelos, mesmo que seja só para fazer a inscrição ou retirar obras.

10.5 – Os funcionários do Clube, eventualmente designados para fazer inscrições (e) ou receber as obras, são competentes para aplicar este Regulamento, no que se refere à inscrição ou demais providências compatíveis.

10.6 – Os casos omissos serão apreciados pela Comissão Organizadora.

10.7 – Para mais informações, contatar o Departamento Cultural  do  Clube Naval  pelos telefones 2112–2427,              Sra. Viviane, ou 2112–2428 Sr. Ernando, de 2ª a 6ª feira, das 14:00 às 18:00 horas.

10.8 – Os eventos do Salão obedecerão à seguinte programação:

RESUMO
Inscrição com entrega das obras
De 31 de julho a 11 de agosto
(Exceto aos sábados e domingos)
De 14:00 às 18:00h (Salão Vermelho – 3º andar)

Julgamento
23 de agosto
Às 14:00h - Salões Nobre e Vermelho - 3º andar

Retirada das obras não selecionadas
24 e 25 de agosto 
De 14:00 às 18:00h (Salão Vermelho – 3º andar)

Inauguração
20 de setembro
(Salões dos Conselheiros, Nobre e Vermelho – 4º e 3º andares)

Exposição ao público
De 21 de setembro a 11 de outubro
(exceto sábados e domingos)
De 14:00 às 18:00 h (Salões Nobre e vermelho – 3º andar)

Retirada das obras 
De 13 a 17 de outubro 
De 14:00 às 18:00 h (Salão Vermelho – 3º andar)

 

GIL CORDEIRO DIAS FERREIRA
Capitão de Mar e Guerra (Ref-FN)
Diretor do Departamento Cultural