Resumo da Ata da 24ª Sessão Ordinária - 31/05/2017

      1. Quórum.

      Com a existência de quórum regulamentar determinado pelo Art. 104 do Estatuto do Clube Naval, o Presidente do CD abriu a Sessão Ordinária.

     
      2. Leitura, discussão, aprovação e assinatura da Ata da Sessão anterior.

     O Presidente do CD solicitou ao 2º Secretário que efetuasse a leitura da Ata da 23ª Sessão Ordinária do Conselho Diretor biênio 2015/2017 realizada no dia 26 de abril no Clube Naval. Colocado em discussão, a Ata foi aprovada por unanimidade. Antes de iniciar a Ordem do Dia, o Presidente convidou o Presidente do Clube Naval, VAlte(Ref-FN)Paulo Frederico Soriano DOBBIN a se dirigir ao Conselho Diretor que fez sua despedida do cargo, agradecendo o apoio que sempre lhe foi prestado pelo Conselho Diretor, desejando boa sorte ao novo Presidente eleito do Clube, Conselheiro ELIA. Em retribuição, o Presidente do CD agradeceu as palavras do Alte. DOBBIN.

     3. Ordem do Dia.

    I) Deliberar sobre os Pareceres do Conselho Fiscal/Comissão de Finanças quanto aos Balancetes do mês de março de 2017, apresentados pela Diretoria e Departamentos do Clube, seguidos de informações do Fundo Especial da CHI, do mês de março de 2017.

     O Presidente cedeu a palavra à Comissão de Finanças, para apresentação do item I da ordem do dia. Nessa oportunidade, o Conselheiro GRAÇA LIMA discriminou, por intermédio de diversos gráficos, os balancetes de março de 2017, da Sede, DECN, DNCN, CABENA CHI e PACN, apresentando valores do orçamento planejado, despesas realizadas, bem como, os respectivos saldos/déficit. Em prosseguimento, mostrou, ainda, o montante das aplicações financeiras do CN. Concluiu, abordando o Parecer nº 035 da Comissão de Finanças.  Colocado o assunto em discussão, manifestaram-se os Conselheiros LOESCH e LISBOA acerca da situação do DNCN, sendo prestados esclarecimentos pelos Conselheiros ÍCARO e ELIA. Manifestou-se, ainda, o Conselheiro WEGMANN acerca do PACN, sendo respondido pelo Conselheiro ÍCARO. Em continuação, foi apresentada a situação financeira da CHI. O Presidente do CD sintetizou que, em sua opinião, o Clube Naval está em situação financeira sólida. Finalizando a discussão, o Parecer da Comissão de Finanças, quanto os balancetes de março, foi colocado em votação, sendo o aprovado por unanimidade.

 

        II) Deliberar sobre o parecer da CF referente à Proposta Orçamentária para o exercício 2017/2018.

       O Presidente cedeu a palavra ao Conselheiro CASTRO que fez a apresentação sintética da Proposta Orçamentária para o exercício 2017/2018. A Comissão de Finanças emitiu o Parecer nº 036 favorável à aprovação dessa Proposta Orçamentária, constante do Anexo G. Colocada em discussão, não houve manifestações. Em votação a Proposta foi aprovada por unanimidade.
 

     III) Deliberar sobre a alteração ao Orçamento do Clube Naval – exercício 2015/2017 – (ALTORÇ 012 e 013 da CHI), aprovadas pela Diretoria do Clube (ratificação pelo Conselho Diretor).

      O Conselheiro PAULO PADILHA apresentou as ALTORÇ nº 012 e 013, que tratam de alteração orçamentária da CHI, relativa à venda de um imóvel. A Comissão de Finanças emitiu o Parecer nº 037, favorável à aprovação das supracitadas ALTORÇ.

      Colocado em votação, a decisão da Diretoria a respeito da aprovação dessas ALTORÇ foi ratificada por unanimidade.

      4. Comunicações e Propostas.

    Antes de terminar, o Conselheiro Vitalício FERNANDO solicitou a palavra para agradecer e elogiar o trabalho do Conselheiro OZÓRIO, como Presidente do Conselho Diretor, no biênio 2015/2017, considerando ser essa a última Assembleia que preside. O Presidente, em resposta agradeceu as palavras do Conselheiro FERNANDO, sendo saudado com uma salva e palmas.
 

      5. Encerramento.

      Nada mais havendo a tratar, o Presidente agradeceu a presença de todos e deu por encerrada a presente Sessão.