Concursos de "Liderança" e de "História do Brasil" do Clube Naval

Os Concursos de “Liderança” e de História do Brasil, do Clube Naval, aprovados, respectivamente, nas Reuniões de Diretoria de 18/06/2002 e de 25/05/2004, têm por finalidade incentivar os Aspirantes a escreverem sobre temas referentes à “Cultura Naval”.

A Diretoria do Clube escolherá, com a devida antecedência, os assuntos e os respectivos temas dos concursos a serem realizados.

Os temas serão escolhidos, anualmente, e as condições dos concursos deverão ser amplamente divulgadas, na Escola Naval e nas publicações do Clube Naval.

A premiação ocorrerá na Escola Naval, em data a ser acertada com o Comandante da Escola, preferencialmente na cerimônia de encerramento do Ano Cultural da Escola Naval.

Os Presidentes das Comissões Julgadoras deverão ser, obrigatoriamente, Sócios Efetivos do Clube Naval e serão escolhidos pela Diretoria do Clube Naval, anualmente.

  As Comissões Julgadoras serão constituídas, cada uma delas, por 3 (três) pessoas, consideradas suas aptidões em relação aos temas propostos. Os sócios escolhidos para presidi-las designarão os outros dois membros.

Os trabalhos serão entregues em 3 (três) vias, destinadas a cada um dos membros da Comissão Julgadora, digitadas em papel tipo A-4, fonte ARIAL 12, espaço entre linhas 1,5 linha, margens: superior 2cm; inferior 2cm; esquerda 3cm; direita 2,5cm; numeração centralizada no rodapé. Máximo de 20 páginas. Poderão ser incluídos gráficos, fotografias e demais auxílios ilustrativos.

Os trabalhos devem ser inéditos e não poderão conter rasuras ou quaisquer emendas que indiquem substituição de palavras. Copiar palavra por palavra de qualquer lugar (incluindo a internet, ou o trabalho de outra pessoa) só é aceitável quando forem usadas marcas de citação (como aspas), e deixar claro, explicitamente, de onde as tirou, através de uma citação direta, caso contrário será considerado plágio. Reformular, com as próprias palavras, um ou mais trechos do texto de um autor corresponde a uma citação indireta (paráfrase) e, nesse caso, deverá ser referenciada do mesmo modo que a citação direta, através de notas de rodapé, que deverão obedecer à Norma NBR 6023 (Informação e documentação – Referências – Elaboração) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT); SOBRENOME, Nomes. Título do livro em itálico: subtítulo. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. ou pp.

SOBRENOME, Nomes. Título do capítulo ou parte do livro. In: Título do livro em itálico. Tradução. Edição, Cidade: Editora, ano, p. X-Y.

SOBRENOME, Nomes. Título do artigo. Título do periódico em itálico. Cidade: Editora, fascículo, p. X-Y, ano. Os trabalhos considerados plágios serão rejeitados. 

O concorrente deverá encaminhar seu trabalho sob pseudônimo, repetido no alto ou à margem de cada folha. Com o trabalho o autor deverá enviar em outro envelope pequeno, fechado e opaco, o seu nome completo, NIP e número da Escola Naval, contendo apenas o seu pseudônimo na parte externa do envelope.

10º Os julgamentos serão pronunciados por maioria de votos.

11º As Comissões Julgadoras, em cartas ao Presidente do Clube, emitirão os seus juízos nos termos seguintes: “A Comissão Julgadora opina (unanimemente ou por maioria de seus membros) que o trabalho sob pseudônimo (tal) foi o que tratou da questão de modo mais aceitável”.

12º As Comissões terão a faculdade de não julgar dignos de prêmio todos os trabalhos apresentados, e o farão, declarando que, em seus juízos (unânime ou por maioria), o prêmio (tal) não será entregue no corrente ano.

13º Depois de tomar conhecimento dos pareceres das Comissões Julgadoras, se houver vencedor, será procedida a abertura do envelope que tiver na parte externa o pseudônimo constante do parecer, em reunião da Diretoria, a fim de conhecer o nome do autor do trabalho escolhido, ao qual será adjudicado o prêmio.

14º Caso ocorra o previsto no item 12º, todos os envelopes serão abertos pelo Diretor Cultural, para identificação dos autores.

15º Os trabalhos premiados serão publicados na Revista do Clube, ou na Revista Marítima Brasileira, ou em separatas. Para isso, os Aspirantes vencedores dos Concursos terão que encaminhar os referidos trabalhos, digitalizados, para o e-mail da Revista do Clube Naval revista@clubenaval.org.br. Os trabalhos não premiados não serão divulgados. Todos os trabalhos concorrentes não serão devolvidos.

16º Serão consignadas aos autores dos trabalhos vencedores, como prêmio, uma quantia a ser definida pela Diretoria do Clube, mais uma medalha do Clube Naval, com gravação alusiva ao respectivo concurso e citando o nome do Aspirante premiado.

17º O tema e o calendário para a apresentação e avaliação dos trabalhos serão disseminados, anualmente, por Portaria do Presidente do Clube.

18º  Este Regulamento, permanente, ficará disponível na internet, na página do clube, www.clubenaval.org.br, e diretamente no Departamento Cultural do Clube Naval.

 

OSMAR BOAVISTA DA CUNHA JÚNIOR
Capitão de Fragata (Ref – IM)
Diretor do Departamento Cultural